buscape

http://links.lomadee.com/ls/WDh1ejtQb1phTzVrdjsyNzc2MzMxOTswOzEzNTszMzY2MDgyODs7QlI7MTs7MA--.html?kw=Refrigeradores+iMac+Apple+iphone+5s+Apple+-+MacBook

domingo, 28 de outubro de 2012

BIOTECNOLOGIA MARINHA

       O que é a Biotecnologia Marinha?


                       




É uma área da Biotecnologia, que consiste na aplicação do conhecimento das Ciências Biológicas em processos industriais que visam o melhoramento de produtos para o benefício do Homem.
No caso da Biotecnologia Marinha, os recursos naturais explorados têm origem no mar.


Porque é tão importante?



Os mares e oceanos contêm uma enorme fonte de diversidade biológica, genética e química. São conhecidas mais de 300 000 espécies de plantas e animais, das quais uma pequena percentagem já resultou na caracterização de mais de 12 000 novos compostos químicos.
São ainda descobertos novos produtos de origem marinha com aplicações:
- Farmacêuticas (novos antibióticos, substâncias anti-inflamatórias e anti-tumurais);
- Cosmética;
- Agricultura;
- Enzimas industriais (indústria do papel, por exemplo);
- Suplementos nutritivos;
- Biomateriais para implantes;
- Reagentes para investigação molecular.



Um dos exemplos é a discodermolide, proveniente de esponjas chamadas Discodermias, e é usada para tratamento de células cancerígenas.







AÇÃO BIOMAR



   
   
A Ação Biotecnologia Marinha (BIOMAR) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como propósito fomentar o aproveitamento sustentável do potencial biotecnológico dos organismos marinhos existentes nas zonas costeiras e de transição e nas áreas marítimas sob jurisdição e de interesse nacional, com foco no desenvolvimento de conhecimentos, absorção de tecnologias e promoção da inovação, nas áreas de saúde humana, ambiental, agropecuária e industrial.


CRIAÇÃO:

O potencial biotecnológico da biodiversidade marinha é uma das ações prioritárias em desenvolvimento no âmbito da CIRM, conforme estabelecido no Plano Setorial para os Recursos do Mar, em vigor. 
Em 14 de setembro de 2005, pela Portaria nº230/MB, do Comandante da Marinha e Coordenador da CIRM, foi oficialmente criado o Comitê ExecutivoBIOMAR, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, hoje Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (MCT/SEPED).
     
   


A CURA QUE VEM DO MAR

O MAR É O GRANDE REMÉDIO
Cientistas encontram em estrelas-do-mar, crustáceos e outros seres marinhos substâncias que combatem asma, artrite e câncer
                       A procura por substâncias com propriedades medicinais está levando os cientistas para o fundo dos oceanos. Dezenas de companhias de biotecnologia estão mapeando as águas dos cinco continentes para delas extrair amostras dos mais variados seres de vida marinha. 

Um comentário:

  1. Oi , gostei dessa publicação, na minha escola haverá feira científica e o tema é BIOTECNOLOGIA MARINHA, você pode postar sobre mais coisas sobre esse assunto ??

    ResponderExcluir