buscape

http://links.lomadee.com/ls/WDh1ejtQb1phTzVrdjsyNzc2MzMxOTswOzEzNTszMzY2MDgyODs7QlI7MTs7MA--.html?kw=Refrigeradores+iMac+Apple+iphone+5s+Apple+-+MacBook

sábado, 27 de outubro de 2012

nossos oceanos

Caballito de Mar Azul



olá meu nome é lorene sou estudante de biologia ,quero incentivar vocês telespc  parar e pensar 
como anda nossos mares sendo poluídos todos os dias por indústrias, fabricas e pela população,
as pessoas não estão dando  a minima o que esta acontecendo com os mares e oceanos o mal
que esta sendo causado pela ação humana.animais marinhos são as maiores vitimas pelo homem
por exemplo as tartarugas marinhas se alimenta de água viva esse animal ver uma sacola plastica 
come achando que é seu alimento,as tartarugas esta no rangue de animais em extinção, mas graças as projetos e leis que protegem esses animais como o PROJETO TAMAR















tartaruga marinha

Muitas pessoas quando vão as praias não joga seu lixos nos lugares certos e jogam nas prais que acabam indo para os mares,


ATITUDE QUE FAZEM DIFERENÇA!


Cada um de nós pode contribuir a sua maneira para a melhoria do planeta. São atitudes simples, mas que se forem adotadas por um grande número de pessoas, farão toda a diferença.  
Quando for a praia, leve uma sacola para recolher o lixo produzido pela galera. No final do dia, basta levá-lo na lixeira mais próxima, existem várias espalhadas pela orla das nossas praias. 
Os fumantes devem fazer um esforço para perder o hábito de jogar a bituca do cigarro em qualquer lugar. Tanto na praia, quanto na cidade, lugar de bituca é no lixo e é assim que deve ser.

USE A CONSCIÊNCIA  !

A abundância de recursos hídricos no Brasil tem grande significados ecológico, econômico e social. Seu gerenciamento, conservação e recuperação são de fundamental importância para garantir a preservação do ecossistema aquático e para amenizar os reflexos na economia e na sociedade.
O ecossistema aquático incorpora, ao longo do tempo, substâncias provenientes do meio natural, em concentrações raramente elevadas que, no entanto, podem afetar o comportamento químico da água. Entretanto, outras substâncias lançadas nos corpos d’água pela ação antrópica resultam em sérios problemas de qualidade de água, os quais demandam investigações e investimentos para recuperação.
A civilização sempre utilizou os oceanos para extrair seu sustento. Metade dos mais de seis bilhões de habitantes do mundo encontra-se em áreas costeiras, o que propicia o fluxo dos dejetos diretamente nessas regiões. Assim, a poluição de ambientes marinhos ocorre porque os mares recebem diariamente uma infinidade de poluentes, como esgoto doméstico e industrial, lixo sólido, levados pelos rios que acabam desaguando no oceano. As estimativas revelam que cerca de 14 bilhões de toneladas de lixo são acumuladas nos oceanos todos os anos.



Outra prática que contribui para a poluição marinha são os navios petroleiros e os oleodutos, que podem causar contaminação das águas quando ocorrem vazamentos ou quando os tanques dos navios são lavados, sendo que a água contaminada com petróleo é despejada diretamente no mar. Essa realidade não está tão distante de nossos olhos, basta lembrar do vazamento de óleo que ocorreu no litoral gaúcho em janeiro deste ano, deixando toda área costeira de Tramandaí com coloração negra, afetando o equilíbrio de toda a fauna e flora marinhas.
A imensa quantidade de substâncias químicas e biológicas lançada nos oceanos  acarreta o surgimento de elementos que prejudicam o desenvolvimento da vida marinha e muitas vezes afetam ou até mesmo inibem o crescimento e a sobrevivência da vida marinha local e global. Um exemplo de poluição extremamente degradante ocorre no litoral japonês, no Mar do Norte, uma das áreas de maior concentração industrial do mundo. Esse lugar é receptor de milhões de toneladas dos mais variados tipos de resíduos. Embora os oceanos tenham a capacidade de se regenerar, a quantidade é tão grande que fica praticamente impossível haver uma recomposição, pois muito dos detritos lançados não é biodegradável.
Felizmente nem todas as informações sobre a preservação do ecossistema marinho são negativas. O Brasil, por exemplo, é modelo para outros países quando se fala em preservação das tartarugas marinhas, a quais são um dos organismos mais afetados pela poluição das águas oceânicas.






Você sabia?

- As tartarugas marinhas podem viver de cem a 150 anos, mas começam a se reproduzir após os 30 anos (quando atingem a maturação sexual).
 - Para diferenciar tartaruga macho de fêmea na fase adulta, deve-se analisar o tamanho da calda e das unhas: o macho possui ambas as estruturas mais desenvolvidas.
- Cada tartaruga fêmea adulta coloca, em média, 120 ovos por ninho, e pode fazer até seis ninhos em um ano,
- Após a ingestão de qualquer tipo de lixo, como saco plástico e linha de pesca, as tartarugas não conseguem eliminar esses resíduos pelas fezes. A única forma de remoção é cirúrgica.


preserve nossos mares e a vida marinha !
           c1

Nenhum comentário:

Postar um comentário