buscape

http://links.lomadee.com/ls/WDh1ejtQb1phTzVrdjsyNzc2MzMxOTswOzEzNTszMzY2MDgyODs7QlI7MTs7MA--.html?kw=Refrigeradores+iMac+Apple+iphone+5s+Apple+-+MacBook

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

o mundo dos golfinhos

                                            

                               o mundo d os golfinhos




- Designação atribuída a um grande número de espécies de mamíferos aquáticos, de grande inteligência, a qual está representada por 32 espécies, da superfamília Delphinoidea, que também inclui os botos (pertencentes à família Phocoenidae). A maioria habita águas tropicais e temperadas, havendo algumas espécies de água doce em rios da Ásia, África e América do Sul, sendo as espécies de golfinhos-de-rio classificadas numa superfamília distinta, Platanistoidea.

A designação «golfinho» é geralmente aplicada às espécies com um focinho alongado, em forma de bico, e corpo elegante, enquanto que o nome «boto» é reservado para as espécies de menor tamanho, com um focinho arredondado, sem bico e um corpo menos elegante. Os golfinhos usam o som (ecolocalização) para se orientarem, encontrarem as presas e comunicarem.

O golfinho-Comum, ou toninha, Delphinus delphis, encontra-se em todos os mares temperados e tropicais. Tem um comprimento que atinge 2,5 m, sendo escuro na parte dorsal e claro na parte ventral, com listas de coloração cinzenta, branca e amarela nos flancos. Apresenta cerca de 100 dentes nas maxilas, o que leva a que o bico, de cerca de 15 cm de comprimento, se prolongue a partir da cabeça arredondada. Os cantos da boca estão curvados para cima, o que dá a aparência de um sorriso permanente, apesar de, na realidade, estes animais não serem capazes de sorrir. Os golfinhos alimentam-se de peixe e de cefalópodes.


Golfinho-Comum - Dephinus delphis




Existem apenas cinco espécies de golfinhos-de-rio. Todas elas estão ameaçadas pela construção de barragens e pela poluição, e algumas, como o golfinho-lacustre-chinês,Lipotes vexillifer, do rio Chiang Jiang, China, estão em perigo de extinção. Como resultado da vida em águas turvas, os olhos dos golfinhos de rio tornaram-se muito pequenos. Utilizam o mecanismo de ecolocalização para se movimentarem e encontrar as presas. Algumas espécies de golfinhos podem nadar a uma velocidade que pode atingir 36 km/h, devido, em parte, às modificações hidrodinâmicas específicas da pele.


Orca - Orcinus orca



A impulsão através da água é conferida pelos batimentos da cauda, de cima para baixo e em sentido contrário, utilizando as barbatanas peitorais para definir o rumo e para a estabilização. As barbatanas peitorais evidenciam a origem terrestre do golfinho, com uma estrutura típica de membro ósseo, com cinco dedos. Os golfinhos têm grande capacidade de aprendizagem, sendo actores populares nas exibições de determinados aquários. A espécie mais frequentemente observada nestes locais é o Roaz-Corvineiro,Tursiops truncatus. Apresenta uma coloração maioritariamente cinzenta e cresce até um comprimento máximo de 4,2 m. A marinha dos EUA iniciou o treino de golfinhos, com fins militares, em 1962 e, em 1987, foram enviados para o Golfo Pérsico seis golfinhos para a detecção de minas. Os golfinhos marinhos encontram-se principalmente ameaçados pelas redes de pesca e pela poluição. Em 1990, os estados do Mar do Norte decidiram implementar legislação específica que protegesse estes animais.

Golfinho-Riscado - Stenella coeruleoalba




 



Mergulhar com Golfinhos - Dicas








J Evitar o uso de flashes ou luzes directamente nos olhos dos animais.

J Não fazer muito barulho.

J Não atirar objectos na direcção dos animais.

J Não tentar perseguir um Golfinho durante muito tempo.

J Não ter receio da aproximação de um Golfinho na sua direcção, pois ele não faz mal... ao contrário dos Tubarões.

J Não assustar / afugentar o Golfinho: deve manter os braços juntos às costas e nadar sem fazer movimentos bruscos ou repentinos.

J Não tocar no Golfinho em caso algum, pois pode assustar-se: Não pense que está no Zoomarine !

J Se o Golfinho se mantiver perto de si, é sinal que quer Brincadeira ! Aí sim, pode brincar com ele, imitando os seus movimentos... Os Golfinhos adoram isso !



J Desfrute ao máximo o Mergulho com Golfinhos !










  



amo esses animais espero trabalhar com eles um dia( lorene lourenço,estudante de biologia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário